ESCREVER BEM
Serviço Social Unopar – Professor Sérgio – Agosto de 2013
1. Por que a Sociologia não existia nas sociedades pré-capitalistas?
Porque a sociedade não era um objeto de estudo. As pessoas moravam fora dos centros, eram pacatas, produção manufatureira, baseada em economia de subsistência e em trocas.
2. Por que a Sociologia é conhecida como a ciência da crise?
A sociologia é uma ciência que surge em meio à queda da sociedade feudal e a consolidação na nova civilização, a capitalista. Com uma história “nova”, onde o homem confronta-se com problemas inéditos, a sociologia vem com intuito de compreender a nova sociedade formada. Ela nasce após a revolução industrial. Junto com o crescimento cidades e a sociedade passa a ser objeto de estudo.
3. O que é Sociologia?
4. R= é a ciência da sociedade pela interação dos homens na sociedade é que estudo o ser humano nas suas diversas associações.
É a ciência da sociedade, que em sua unidade trás à tona, conteúdos e processos humanos por meio de associação em unidades concretas. É a interação dos homens na sociedade, estuda o ser humano nas suas diversas associações.
5. Comente sobre o surgimento da Sociologia na Europa e no Brasil.
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latinsocius (associação) e o grego lógus (estudo).
O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam