Fichamento livro - para compreender a ciencia
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDICAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
PROFESSOR: FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES
FICHAMENTO DO TEXTO: DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO UMA LONGA TRANSIÇAO.
JORGE LUIZ MUNIZ PEREIRA
GLEICIANE HOLANDA
ADILTON CÉSAR
ABRIL/2012
FORTALEZA, CE
JORGE LUIZ MUNIZ PEREIRA
GLEICIANE HOLANDA
ADILTON CÉSAR
FICHAMENTO DO TEXTO: DO FEUDALISMO AO CAPITALISMO UMA LONGA TRANSIÇAO.
Trabalho apresentado à disciplina Filosofia, ministrada pela Professor Francisco José Rodrigues, para o Centro de Ciências Jurídicas, da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
ABRIL/2012
FORTALEZA, CE
FICHAMENTO
Andery MA et al., Para Compreender a Ciência: Uma Perspectiva Histórica. Rio de Janeiro/São Paulo: Espaço e Tempo/EDUC; 1988.
“Numa era de transição, o velho e o novo frequentemente se misturam. No período de transição de um regime social [...] a transição do feudalismo ao capitalismo significou a substituição da terra pelo dinheiro, como símbolo de riqueza: foi o período em que um conjunto de fatores reparou a desagregação do sistema feudal e forneceu as condições para o surgimento do sistema capitalista.” (P. 163)
“Não podemos falar de verdadeira passagem ao capitalismo senão quando regiões suficientemente extensas vivem sob um regime social completamente novo.” (P.163)
“Essa evolução não foi “natural”, inexorável, e não se deu sem graves conflitos, muita violência no campo e nas cidades, luta pela tomada de poder. [...] Na Inglaterra, o processo de unificação foi favorecido pelo enfraquecimento da nobreza e, consequentemente, do parlamento – que tinha nela sua principal sustentação – em função da Guerra das Duas Rosas, iniciada em 1455, entre duas facções de nobres rivais. [...] Na França, em que desde o inicio do século XIV já praticamente havia sido concluída a formação territorial e em que os reis tinham já muita força, a ocorrência de uma guerra contra a Inglaterra – a Guerra dos Cem Anos (1337 –