pasargada
Davi Negri
UNOPAR
RESUMO
Este artigo tem como objetivo mostrar a importância do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), bem como aumentar os rendimentos dentro das empresas.
PALAVRAS-CHAVE
Gestão ambiental. Auditoria ambiental. Economia ambiental.
DESENVOLVIMENTO
No intuito de começar a atender as demandas da sociedade e padronizar os procedimentos, materializou-se por meio de criação e desenvolvimento dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), que faz parte de um sistema global de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos pela qual a empresa objetiva obter melhor desempenho ambiental, bem como controle e redução dos seus impactos ambientais. Esses sistemas, posteriormente, vieram a configurar-se como importantes componentes nas estratégias empresariais.
Entretanto, segundo Wladmir Netto Ungaretti: existem indicativos de que tem crescido o nível de preocupação com as questões ambientais no setor empresarial brasileiro, porém a incorporação da variável ambiental por parte de alguns setores industriais ainda se limita às exigências dos sistemas de fiscalização do poder público. A introdução da variável ambiental na gestão empresarial tem estado sujeita ainda à muitos fatores de ordem política e conjuntural. Segundo este mesmo autor as contradições geradas pelos inúmeros desníveis da sociedade brasileira, bem como a imposta inserção no processo de globalização, fazem da variável ambiental um fator determinante em alguns setores, mas em outros não.”( UNGARETTI, W. N. 1.998, p. 34.). O que leva a crer que alguns setores empresariais tem motivos mais determinantes para realizarem investimentos em gestão, por motivos de demanda competitiva ou até mesmo de sobrevivência a adoção de algum tipo de gestão ambiental, e por terem motivos mais fortes, acabam sendo pioneiras.
Para que o SGA se aplique com a sua máxima eficácia, é necessário passar pelo processo de