Pasárgada
Pasárgada é nome fictício dado a uma comunidade carente do Rio de Janeiro. Buscando a respeito da origem e características iniciais desta comunidade, o autor procurou olhar de maneira abrangente o crescimento daquela favela. De acordo com Boaventura, no início de Pasárgada, quando haviam muitas terras disponíveis para o povo, não haviam muitos conflitos .. Na verdade eram quase inexistentes. Mas com o passar do tempo, o crescimento desta referida favela, fez com que os conflitos aumentassem. Geralmente ocorriam por motivos de terras que eram invadidas. Esse conflitos eram resolvidos usando a violência.
Mas porque será que a comunidade não utilizava a ajuda que a Polícia poderia lhes oferecer ?
Bom, de acordo com os moradores, eles não tinham uma boa relação com a polícia, visto que estavam morando em terras invadidas, e muitas vezes a força Policial já havia tentado por várias vezes tirá-los daquele local, sem sucesso. Dessa forma, era difícil para eles acreditar que a Polícia poderiam ajudar-lhes a resolver questões e problemas internos daquela comunidade. Os que buscavam ainda assim a ajuda policial eram tidos como traidores pelo restante da comunidade.
Outro fator levado em consideração pelos moradores de Pasárgada era que, em muitas ocasiões em que a Polícia invadia o morro á procura de bandidos, acabavam prejudicando e agredindo pessoas inocentes.
De acordo com o autor, a justiça estava muito longe dos moradores, visto que tinham um poder aquisitivo muito inferior, desta forma, acreditavam que seus problemas eram indiferentes para tais. Outro fator determinante para eles, era que, viviam de forma ilegal, haviam ocupado terras de que não eram donos, como poderiam recorrer á alguma forma de lei, sendo que eles mesmos estavam agindo errado ? Tal fato pode ser evidenciado pelo seguinte raciocínio de um morador de favela: “os tribunais têm que observar o código e, pelo