Partidos políticos
O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 1980, é um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América do Sul. Com 1 549 180 filiados, o PT é o segundo maior partido político do Brasil, atrás apenas do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Maior partido na Câmara dos Deputados, o PT foi o partido preferido de cerca de um quarto do eleitorado brasileiro desde dezembro de 2009 conforme revista publicada em 2010. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff são amplamente reconhecidos como seus membros mais notórios. Seus símbolos são a bandeira vermelha com uma estrela branca ao centro, a estrela vermelha de cinco pontas, com a sigla PT inscrita ao centro e o hino do Partido dos Trabalhadores. Seu código eleitoral é o numero 13.
O PT possui, como os demais partidos políticos no Brasil, uma fundação de apoio. Denominada Fundação Perseu Abramo, foi instituída pelo Diretório Nacional em 1996 e tem por missão realizar debates, editar publicações, promover cursos de formação política e preservar o patrimônio histórico do partido - tarefa pela qual é responsável o Centro Sérgio Buarque de Holanda. A FPA substituiu uma fundação de apoio partidário anteriormente existente no PT, a Fundação Wilson Pinheiro, criada em 1981 e extinta em 1990.
Os principais pontos do programa de governo do PT são:
Dívida externa: Renegociação dos acordos em vigor, com o objetivo de diminuir os pagamentos previstos, e realização de auditoria da dívida. Suspensão dos pagamentos é deixada como possibilidade em caso de crise cambial ou intransigência dos credores.
Reforma agrária: Prioridade do eventual governo Lula. A desapropriação por interesse social será o principal instrumento. O número de famílias assentadas será definido através de negociações entre o governo e os movimentos sociais organizados. Será criada uma nova estrutura tributária para punir grandes