partidos políticos
Partido Político é um grupo organizado, legalmente formado, com base em formas voluntárias de participação numa associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político.
Este grupo organizado de pessoas forma legalmente uma entidade, constituídos com base em formas voluntárias de participação, nessa "democracia", segundo Professor Lauro Campos da Universidade de Brasília; quando faz referência ao Espectro ideológico, em seu livro, "História do Pensamento Econômico", em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político em um determinado país politicamente organizado e/ou Estado, em que se faz presente e/ou necessário como objeto de mudança e/ou transformação social. Porém, segundo R. Michels, em seu livro publicado pela Universidade de Brasília intitulado "Sociologia dos Partidos Políticos", no Brasil esses partidos estão sempre sociologicamente ligados a uma ideologia, porém, nem sempre essa ideologia é pragmática e/ou sociologicamente exequível ou viável, pois muitas vezes carece de ambiente para seu desenvolvimento, o que demonstra segundo Lauro Campos, que os chamados Líderes partidários não se sintonizam perfeitamente com o povo e como que, como diz: "tentam governar de costas para o povo e suas necessidades”.
A legitimidade dos partidos está em desenvolver essa busca pelo poder como representantes de uma ideologia que expressa os interesses de um grupo social ou de parte dele. O formato atual dos partidos políticos surgiu na Europa e nos Estados Unidos durante o século 19, moldado pelos sistemas eleitorais e parlamentares desenvolvidos desde então. O termo partido político tem sido aplicado a praticamente todos os grupos organizados que buscam conquistar o poder do Estado, seja por meio de eleições democráticas ou de revoluções. Durante o século 20, os partidos políticos espalharam-se pelo mundo inteiro, sustentados democraticamente por massas de eleitores ou, algumas vezes, pelos grupos