Partidos políticos
Curso de Direito
Disciplina:
CIÊNCIA POLÍTICA
Professora Dra. Sirlei Favero Cetolin sirleicetolin@saninternet.com Definição, história e importância dos Partidos
Políticos.
Segundo Duverger, dá-se o nome de partidos às facções que dividiam as Repúblicas antigas, aos clãs que se agrupavam em torno de um condutor na Itália da Renascença, aos clubes onde se reuniam os deputados às assembleias revolucionárias, aos comitês que preparavam as eleições censitárias das monarquias constitucionais, assim como às vastas organizações populares que enfeixam a opinião pública nas democracias modernas. Essa identidade nominal – admite ele – justificase de um lado, pois traduz certo parentesco profundo, uma vez que todas essas instituições desempenharam o mesmo papel, que é o de conquistar o poder político e exercê-lo.
Entretanto no seu entender, os partidos políticos, no sentido moderno, só aparecem a partir de 1850.
Definição, história e importância dos Partidos
Políticos.
Os partidos políticos surgiram na democracia moderna, servindo como intermediários entre as diversas correntes de opinião da sociedade e o Estado e canalizando essas correntes para a representação política.
Embora em declínio, eles ainda são os atores principais do sistema político, sendo a democracia representativa também chamada de
“democracia de partidos”.
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
Outros autores, entre os quais Ostrogorski, Erskine May, Afonso
Arinos e William Bennet Munro, vêem o nascedouro dos modernos partidos políticos na Inglaterra, desde a luta entre os direitos do parlamento e as prerrogativas da coroa, no séc. XVII, afirmando Munro que foi a partir de 1680 que se definiu a noção de oposição política, isto é, a doutrina, básica na democracia, de que os adversários do governo não são inimigos do Estado e de que os opositores não são traidores ou subversivos.
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
Para Hume as