Partidos políticos
• O que são partidos políticos?
São organizações voluntárias que ligam as pessoas a seu governo. Os partidos recrutam candidatos e fazem campanha para os elegerem a cargos públicos, e mobilizam as pessoas para participarem na escolha dos governantes. Eles são uma forma dos cidadãos responsabilizarem os dirigentes do partido pelas suas ações no governo.
• Qual a importância dos partidos para o funcionamento da democracia brasileira?
Todos os partidos políticos democráticos, quer sejam pequenos movimentos ou grandes coligações nacionais, têm valores comuns de compromisso e tolerância. Sabem que só através de grandes alianças e de cooperação com outros partidos políticos e organizações é que eles podem proporcionar a liderança e a visão comum que vai ganhar o apoio da população do país. Os partidos democráticos reconhecem que as opiniões políticas são flexíveis e variáveis e que o consenso pode, com freqüência, surgir de um confronto de idéias e valores em um debate pacífico, livre e público.
É através dos partidos que podemos apresentar exigências aos nossos representantes políticos. De forma alguma deve-se deixar levar apenas pelos fatos expostos pela mídia, acrediatando que a política é corrupta e que somente os mal- intencionadosar presentam, forjando uma participação popular que na verdade é limitada a determinados “grupinhos” políticos e sociais. Mesmo com todos os escândalos, abusos e corrupção, conhecer nosso sistema político é indispensável para não desacreditar na verdadeira política.
• Características dos tipos de partido:
Esquerda: A esquerda é considerada oposição (política), que geralmente implica o apoio a uma mudança do enfoque social, do governo em exercício, com o intuito de criar uma sociedade mais igualitária. Atualmente, existem vários partidos de esquerda no Brasil, tais como PC do B, PCB, PDT, PSB, PSOL, PT, PSTU e PCO.
Como o Governo Lula (PT) realizou alianças com diversos partidos conservadores