Processos Biológicos
Ela tem relação com:
• Biossíntese;
• Trabalho mecânico;
• Gradientes osmóticos e elétricos;
• Transferência de informação genética.
Termodinâmica (termos):
Sistema: onde ocorrem os processos termodinâmicos. Pode ser sistema aberto/diatérmico ou sistema fechado/adiabático.
Universo: ambiente em torno do sistema.
1ª Lei da Termodinâmica: princípio da conservação de energia. Um sistema não pode criar ou consumir energia, mas apenas armazená-la ou transferi-la ao meio onde se encontra.
2ª Lei da Termodinâmica: Aumento da desordem do universo. Também envolve o funcionamento das máquinas térmicas, ou seja, situações em que o calor é transformado em outras formas de energia. O calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para outro corpo de temperatura mais alta. Ocorre passagem espontânea de calor de um corpo quente para um corpo frio.
Ciclo do Nitrogênio: o nitrogênio constitui 70% da atmosfera. Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos (NO3) e amônia (NH3+). O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em algumas etapas: • Fixação: Consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos (amônia e nitrato). Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia.
• Amonificação: Parte da amônia presente no