Processos biologicos
ALUNA : FLÁVIA VALVERDE DE M. SILVA
PSICOLOGIA
(Parte 1)
Núcleo interfásico
Envoltório nuclear
Separa o núcleo do citoplasma.
Cromatina
É uma proteína composta por grande número de aminoácidos ligados a um radical de ácido nucleico representado por uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico).
Durante o ciclo celular a cromatina condensa-se e descondensa-se. E então pode ser divida em heterocromatina e eucromatina.
Eucromatina
São aquelas regiões da cromatina não condensada e geneticamente ativas.
Heterocromatina É a região condensada e permanentemente ou intercaladas nos braços cromossômicos. A Heterocromatina é constitutiva, quando é permanentemente condensada em todos os tipos de células, e facultativa quando aprece condensada somente em certos tipos de células ou em estágios especiais do desenvolvimento, caso dos cromossomos X das fêmeas de mamíferos: um é ativo e eucromático, enquanto o outro é inativo constituindo a cromatina sexual.
O cromossomo é constituído por uma longa fita dupla de DNA. O DNA é o material que constitui os genes. O cromossomo é composto de proteínas chamadas histonas, que se arranjam em grupos de oito, e são envolvidas pela molécula de DNA. Estes grupos de oito histonas, enroladas pelo DNA são chamados de nucleossomos.
Nucléolo
É um organoide presente em células eucarióticas, ligado principalmente à coordenação do processo reprodutivo das células e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmeras proteínas associadas ou não a RNAr.
São corpúsculos arredondados de aspecto esponjoso, mergulhados diretamente no nucleoplasma, uma vez que não possuem membrana envolvente.
O nucléolo tem por função a organização dos ribossomos. Quanto maior o seu número e tamanho, maior é a síntese proteica da célula. A porção fibrilar densa é mais central e é formada por RNAr (RNA ribossômico) e proteínas ribossomais. A porção