Particulariedades da psicologia
As principais teorias do Século XX
Behaviorismo Metodológico John B. Watson (manifesto de 1913) Behaviorismo Metodológico: observou a relação entre os estímulos (eventos que ocorriam no ambiente) e as respostas animais (qualquer ação muscular, atividade glandular ou outro comportamento identificável).
Objeto de estudo: o comportamento observável
Status de ciência: um objeto de estudo observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser replicados em diferentes condições e sujeitos.
Perspectiva funcionalista: o comportamento deveria ser estudado como função de certas variáveis do ambiente.
Ivan Pavlov
Comportamento reflexo/respondente : incondicionado, provocado pelo ambiente, ocorre naturalmente a uma estimulação do meio, mais tarde pode ser condicionado. Não voluntário, inclui as respostas que são eliciadas por estímulos antecedentes do ambiente. Reação ou resposta do indivíduo provocada por um estímulo que a antecede. Ligado ao comportamento emocional.
Condicionamento respondente – resposta condicionada é uma reação aprendida a um determinado estímulo
Modelo explicativo: S – R
(S- ambiente R= resposta a um estímulo eliciador)
Objeto de estudo: o comportamento observável
COMENTÁRIO
A escola mais retrograda, pois esquece o consciente e o inconsciente e se vira pelo que só é observável, mas isso influi, às vezes, de não achar a resposta certa para tal problema. Muito mecanicista; muito fechada; muito retrograda.
Psicanálise
Sigmund Freud: nasceu em Viena, era médico psiquiatra, professor de
Neuropatologia.
Termo Psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.
. Objeto de estudo: o inconsciente
. Século XIX: Charcot e Janet – seu estudo sistematizado de investigação desenvolveu-se como parte da tradição clínica de observação no tratamento de personalidades anormais