Teoria da administração
Evanilde da Silva – RA 4346809452 Felipe Araújo – RA 4311750897 Jusmar Cavalcante Júnior – RA 4311804575 Keyla Carvalho – RA 5726129200 Wendela Oliveira – RA 4336807427
Brasília – DF, Setembro de 2012.
Evanilde da Silva Felipe Araújo Jusmar Cavalcante Júnior Keyla Carvalho Wendela Oliveira
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Orientador: Rodrigo Dias
Brasília – DF, Setembro de 2012.
INTRODUÇÃO
Em nossos estudos, observamos que a administração cresceu e tornou-se uma arte, ciência e técnicas, na medido das necessidades e crescimento do ser humano. A partir da Revolução Industrial, as empresas da época tiveram que ter uma nova roupagem no quesito administrativo e também para ser alcançados alguns conceitos afim de estabelecer metas e operacionalizar melhor a produção para se obter melhores resultados. Neste trabalho abordamos de forma geral sobre as histórias e os conceitos que englobam a Teoria da Administração. Discorremos sobre as diversas teorias e seus acontecimentos desde os primórdios da Administração. Muitas questões foram esclarecidas sobre as Teorias e seus aspectos ao longo deste estudo, agregando conhecimento e poder de informação.
1. Administração
1.1. História e Influências
Desde o início da evolução humana já estava bem claro nosso dom de administrar, essa capacidade está penetrada nas histórias das cidades, exército, organizações religiosas e governamentais. Algumas evidências mostram que há pelo menos cinco mil anos a humanidade já colocava em prática o que chamamos de conhecimentos administrativos (MAXIMIANO, 2004). Uma dos principais acontecimentos que mostram os fatos históricos da administração foi o sistema Feudal que durou cerca de 400 anos no período medieval, onde a procura por auto-suficiência e de proteção, faziam as pessoas se juntarem aos senhores feudais, que pelo o mesmo motivo juntavam-se se aos soberanos. Ao longo da história, a Administração se desenvolveu com uma lentidão impressionante.