higiene oral
Os bons hábitos de higiene, além de promoverem a saúde, ajudam na prevenção de muitas doenças infeto-contagiosas, que geralmente são encontradas em locais inadequados provenientes de baixos padrões de higiene. Através da conscientização da população e implementação de padrões de higiene essas doenças podem ser prevenidas.
Os hábitos de higiene podem ser: pessoais quando temos asseio e cuidado com o nosso corpo como tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos; coletivo quando se trata de um conjunto de normas para se evitarem doenças, como a gripe A, e o ambiental na limpeza dos ambientes e na preservação de ruas, rios e etc.
A higiene é muito importante para o nosso corpo. Andarmos limpos contribui para a nossa saúde e bem-estar.
Tomar banho, lavar os dentes, mudar de roupa com frequência, cuidar do cabelo e das unhas são alguns cuidados importantes para a nossa higiene pessoal.
Doenças infeto contagiosas: A higiene pessoal previne a ocorrência de doenças infeto contagiosas, são causadas por diferentes agentes (batérias e vírus) que podem ser transmitidas diretamente de um ser humano para outro. Por exemplo, alguém que lava as mãos antes de se alimentar diminui o risco de contrair vermes, protozoários, bactérias, conjuntivites e vírus que causam diarreia, gripe…
Higiene
Banho: O ato de tomar banho é muito relevante pois faz com que o nosso corpo afaste as bactérias e sujidades que podem provocar a existência de algumas doenças.
A pele do corpo possui a oleosidade natural em que se concentra a vitamina D. Por isso é recomendado para um bom banho, o uso do chuveiro a temperatura adequada, que não seja nem muito quente, nem muito fria, para que essa oleosidade não seja eliminada e também para uma melhor circulação sanguínea. A falta de banho provoca a acumulução progressiva