magnetismo
Introdução:
Há muitos séculos, como conta a historia, um homem passeava pelas terras de uma região chamada Magnésia, Ásia Menor, onde hoje se localiza a
Turquia, quando algo grudou no metal de sua sandália. Fora descoberto, ainda na antiguidade, um tesouro tão precioso ou mais que o próprio ouro, ou que o próprio diamante. Afinal de contas, nos podemos viver sem ouro, mas certamente não teríamos chegado aonde chegamos sem a descoberta do minério denominado magnetita. Esse material foi utilizado pelos chineses como bússola por volta do século X.
Recebeu o nome de magnetismo a propriedade que o material possui de atrair metais ferrosos. No inicio esses materiais provinham única e exclusivamente da magnetita. Atualmente, com toda descoberta na área, temos materiais artificiais com maior eficiência magnética construídos em laboratórios.
A atração magnética que esses materiais exercem sobre materiais ferrosos é devido ao campo magnético invisível que existe ao redor deles.
São infinitas as aplicações dos materiais magnéticos e suas propriedades. Eles estão presentes desde a bússola até o mais avançado computador pessoal.
Ímã:
Dá-se o nome de ímã aos materiais industrializados ou não, a partir da magnetita ou não, que possuem propriedades magnéticas.
Essa força magnética ou propriedade magnética vem da estrutura molecular do material. Quando as moléculas do material estão alinhadas, formando um só domínio, esse material possui propriedades magnéticas.
As características comportamentais de um imã são conhecidas mundialmente, por uma infinidade de pessoas, mesmo sendo parte de um ramo da física.
1
Um imã possui pólos, sendo norte e o sul, não importa em quantas partes esse material seja dividido. Até a ultima molécula desse domínio um pequeno pedaço continuara com dois pólos. A nomenclatura dos pólos foi estipulada considerando que um dos lados do imã sempre apontar para o Pólo
Norte terrestre.
A terra se comporta