Os Dez sensos
A utilização de Sensos como técnicas de estímulo à cultura da qualidade foi desenvolvida pelas empresas japonesas na década de 70 e mundialmente difundida no ocidente nos anos 80 e 90, provocando diversas melhorias no âmbito empresarial, sendo estendida a todos os setores da sociedade.
A utilização de técnicas de estimulo à cultura da qualidade desenvolvidas no Japão provocou diversas mudanças nas organizações brasileiras. O Programa 5S foi uma das primeiras ferramentas utilizadas na melhoria da gestão. Para o significado ser bem entendido, e não perder o conceito dos “S” foi colocado à palavra Senso no início de cada tradução para o português. Posteriormente foram lançados outros três Sensos. Em um artigo de revista, do qual se perdeu o original, apareceu à sugestão de se adotar um Senso de Princípios Morais e Éticos, que a TQM – Técnicas de Qualidade e Marketing Ltda.(www.tqm.com.br), passou a utilizar em seus trabalhos de consultoria como sendo o 9º S. O engenheiro José Ailton Baptista da Silva, fundador e consultor sênior da empresa TQM, fez a proposição do 10ºS, chegando assim ao Programa 10S.
O Programa 10S é um sistema de mudança “comportamental de hábito e atitudes” que permite criar um ambiente limpo, organizado, saudável onde o empregado sinta-se bem consigo mesmo e com os demais. Trata-se de uma importante ferramenta para promover a organização e a melhoria do ambiente de trabalho.
O Programa é calcado em uma filosofia de práticas simples, que exige o comprometimento de todos. Promove o crescimento contínuo das pessoas, num aperfeiçoamento constante da rotina do trabalho diário e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.
É um processo estruturado para mobilizar a organização para o uso responsável dos recursos nos aspectos físicos (equipamentos, máquinas e áreas de trabalho), procedimentos e atitudes.
Objetivos
O Programa 10S visa à melhoria do ambiente de trabalho, no sentido físico, lógico e mental. Sua base é