artigo - tipos de conhecimento
Ingrid Sthephanie da Costa Silva*
RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a Introdução a Metodologia Científica, bem como apresenta os tipos de conhecimentos científicos. Nisto inclui suas descrições, conceitos, princípios e procedimentos.
Palavras-chaves: Metodologia Científica. Conhecimentos científicos.1
1. INTRODUÇÃO
Essas formas de conhecimentos apesar de divergentes em muitos aspectos se interligam. Pelo menos algumas delas.
Por exemplo, senso comum e conhecimento empírico. São praticamente a mesma coisa. A expressão senso comum não representa nada de extraordinário para ninguém. Mas pode-se afirmar que se trata daquele conhecimento passado de geração a geração desprovido de qualquer constatação do universo científico. E o conhecimento empírico seria o mesmo, conhecimento de circunstâncias cotidianas.
De mesmo modo que podem ter muitas diferenças. Como conhecimento filosófico e conhecimento científico. Na qual um necessita de experimento para sua comprovação e outro não. O conhecimento filosófico é meramente racional, faz com o que o pesquisador se questione e reflita sobre temas. Contudo o conhecimento científico também exige racionalidade, porém tudo deverá ser provado. Mesmo que para contestar sua veracidade ou falsidade.
O conhecimento teológico é mais complicado de ser discutido devido ser baseado em fé e em acreditar em algo jamais provado. Mas para alguns, sentido. É um conhecimento que se adquire com a crença, na obediência e na adoração de um ser superior. Seu principio parte de que evidências sobrenaturais não são verificáveis e por ser obra de um criador divino são infalíveis e indiscutíveis.
As orientações aqui apresentadas são baseadas nas diversas formas de conhecimento para tentar compreender o ser humano. Que podem ser ou úteis ou verdadeiros.
2. CONHECIMENTO FILOSÓFICO
Tem por base a interrogação, o questionamento e o pensamento. O conhecimento filosófico se preocupa em