Desconstruindo um artigo científico
©
2007 Sociedade Brasileira de Zootecnia
ISSN impresso: 1516-3598
ISSN on-line: 1806-9290 www.sbz.org.br R. Bras. Zootec., v.36, suplemento especial, p.377-385, 2007
Desconstruindo um artigo científico
Aloízio Soares Ferreira1, Márvio Lobão Teixeira de Abreu2
1 – Professor Titular do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa – alosofe@ufv.br 2 – Professor Adjunto do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade federal do Piauí – marvioabreu@ufpi.br “Pedimos somente um pouco de ordem para proteger do caos.Nada é mais doloroso, mais angustiante do que um pensamento que escapa a si mesmo, idéias que fogem, que desaparecem apenas esboçadas, já corroídas pelo esquecimento ou precipitadas em outras, que também não dominamos [....] Perdemos sem cessar nossas idéias. É por isso que queremos tanto agarrarmo-nos a opiniões prontas.” (Deleuze e Guattari)
Introdução
Desconstruir um artigo técnico científico pode parecer à primeira vista acintoso ou ruim, mas se pararmos para pensar um pouco e voltarmos os nossos olhares para a construção do conhecimento compreenderemos que a idéia de destruição, neste caso, é apenas a concepção de uma avaliação dos critérios da verdade. A epígrafe colocada para este tema foi escolhida no entendimento que ela passa a visão de que a publicação de um artigo científico deve expressar uma idéia nova sem opiniões prontas. Talvez esta tenha sido uma das maiores razões que levaram aos editores a buscarem auxílio dos cientistas no sentido da contribuição em forma de revisão de artigos.
Assim devemos compreender o revisor como um tipo de consultor que tem a função de aconselhar a revista ou periódico em relação ao padrão de qualidade do que se publica. Por isso compete ao consultor (revisor) emitir o seu parecer quanto ao valor do trabalho a ser publicado e ao EDITOR decidir se o trabalho deve
ou