Aula
Pergunta 1
1. Com relação ao papel do funcionalismo na determinação das mudanças mais significativas para a determinação do fracasso explicativo do evolucionismo, podemos citar:
a. a adoção de valores europeus na análise valorativa de povos não-europeus, para demarcar sua posição num processo evolutivo linear e etapista cujo objetivo seria alcançar o estágio de civilização, tendo como força motriz o progresso.
b. sua defesa pela universalização de valores culturais, não a relativização.
c. a pressuposição de que “estruturas universais” estariam por trás de todas as ações humanas, dando forma às culturas em suas mais variadas manifestações.
d. a capacidade explicativa de diferenças não só biológicas ou culturais; mas também psicológicas e intelectuais, por meio da hereditariedade.
e. o abandono dos relatos de cronistas viajantes e congêneres como base informativa para estudos antropológicos e a adoção de métodos de pesquisa de campo.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. A respeito da poligenia, podemos afirmar que:
I – as diferenças provinham essencialmente da existência de diferentes centros de criação.
II – distintas origens, explicariam não só diferenças físicas, mas também prometia explicar as diferenças morais entre os homens.
III - mesmo pertencentes a uma mesma origem, as diferenças que se desenvolveriam no processo evolutivo levariam à degeneração da espécie no caso de indivíduos pertencentes a distintas etapas evolutivas.
Estão corretas as frases:
a.
I, apenas.
b.
I e II.
c.
I, II e III.
d.
I e III.
e.
III, apenas.
0,1 pontos
Pergunta 3
1.
A respeito da Natureza da Cultura, podemos afirmar que:
I - o conceito de cultura é extremamente amplo e elástico, motivo pelo qual a própria Antropologia falha em dar-lhe um conceito específico e unânime;
II – trata-se, primordialmente, dos resultados da ação humana;
III – divide-se em: material e imaterial.
Estão corretas as frases:
a.
I,