pensamento recional
A filosofia é um tipo de conhecimento que faz uso da razão para explicar a realidade. O pensamento racional filosófico surge por volta de VI a.C., com os filósofos pré- socráticos. Busca uma explicação racional para o existente. Qual a origem de tudo o que existe?
Desconfiar das explicações míticas Desconfiar das explicações míticas.
Mito: primeira forma de dar sentido ao mundo. Saber afetivo, coletivo, dogmático. Os primeiros filósofos foram os inventores do lógos, da razão.
Mas será que eles já estavam fazendo ciência? Depende como entendemos o que é Depende como entendemos o que é ciência. Se entendermos no sentido moderno, em que as teorias resultam de observações e experimentos, a resposta é não.
Mas se entendermos como busca de Mas se entendermos como busca de explicação racional para o existente, sem preocupação com a experimentação, a resposta é sim.
Nessa perspectiva, os pré-socráticos foram os primeiros a adotar uma postura científica, uma vez que o conhecimento científico resulta de uma atividade racional. Os filósofos entendiam que era necessário passar da opinião (doxa) para a ciência (epistéme), entendida como conhecimento racional e objetivo.
De um modo geral, a ciência grega permaneceu contemplativa, separada da prática e sem o interesse de intervir na realidade. Como o senso comum se diferencia da ciência? O senso comum produz conhecimento: superficial, fragmentado, impreciso, acrítico. Permeável às manipulações ideológicas.
A ciência busca conhecimento preciso e objetivo, que possa ser comprovado.
Busca de procedimentos adequados para atingir determinado objetivo para atingir determinado objetivo.
Utiliza um método, do grego meta,
“através de” e hodós, “caminho”.
A ciência produz um conhecimento certo, irrefutável e definitivo?Senso comum e ciência
Etapas do método