História da ARTE
Nome: Julio de Andrade Filho
Tema: História da Arte
São Paulo
2014
INTRODUÇÃO
A História da Arte pode ser dividido em 6 grandes épocas que percorrem toda a história da humanidade, indo desde o período paleolítico até o presente que são:
Arte Pré-histórica que compreende os períodos paleolíticos com pinturas rupestres em cavernas que são as primeiras manifestações artística da humanidade retratando o cotidiano como a caça aos mamutes, a simples colheita ou a maternidade e a Vênus de Willendorf que é a primeira escultura já achada feita pelo homem, que acredita-se representar a deusa da fertilidade com o retrato de uma mulher avantajada com vulva e seios volumosos e braços frágeis. Passando neolítico, idade do cobre, bronze e ferro com as representações da cultura celta tendo sua representatividade maior o Stonehenge.
Arte da Antiguidade que compreende o período de surgimento das primeiras grandes civilizações como a Suméria, Egípcia, Persa e Germânica passando pela belíssima arte Grega e Romana até chegar ao inicio da cristianismo com a arte bizantina tendo como centro cultural a cidade de Costantinopla. Durante esse período vemos as prioridades de cada civilização antiga, como por exemplo a Egípcia e seu culto ao além-vida, as belezas arquitetônicas de Babilônia, o extrativismo bárbaro Germânico, o culto ao ser humano perfeito pelos gregos e sua influência na arte militar Romana que levou sua máxima para as primeiras obras cristãs. É um período bastante rico e interessante, e possui uma das minhas obras preferidas, O Soldado Suicida de Gálata e sua mulher, que retrata um soldado grego em meio a batalha com sua esposa convalescida em seus braços, a escultura consegue transmitir de forma singela os horrores das batalhas e o sofrimento causado nas pessoas ao seu redor.
Arte da Idade-Média ou Idade das Trevas compreende o período que a Igreja Católica dominou a Europa e espalhou o terror no Oriente Médio