Atps teoria da administração
ETAPA 2
PASSO 1
Devido a Revolução industrial a partir da segunda metade do século XIX gerou-se inúmeras consequências para a sociedade, dentre elas grandes mudanças econômicas, sociais e demográficas, muitos estudiosos começaram a parceber o quão difícil se tornava a organização e o controle das empresas.
Surge então os primeiros trabalhos de cunho científico na administração. O americano frederick Winslou Taylor que iniciou a chamada Escola da Administração Científica ,considerado o fundador da moderna TGA ,provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época ,que preocupava-se em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário.
O outro era europeu Henry Fayol que denvolveu a chamada teoria clássica , preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.
A Teoria Geral da administração trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas. Essa Teoria é o conjunto integrado de teorias em crescente expansão e gradativamente abrangente. A TGA surgiu com ênfase nas tarefas a partir da Escola da Administração de Taylor, dentro de uma abordagem de sistema fechado , preocupada exclusivamente com o nível operacional da empresa. Características da ênfase nas tarefas: * Pragmatismo: ênfase na prática e na aplicação no trabalho organizacional * Organização racional do trabalho por intermédio da análise e da racionalização do trabalho. * Divisão do trabalho e especialização do operário. * Desenho de cargos e tarefas. * Utilização de príncípios da administração á tarefas das pessoas , como recetuário para o administrador. * Incentivos salariais e prêmios de produção . * Padronização . * Abordagem prescritiva e normativa.
Taylor usava a técnica para se chegar ao método recional que era o estudo de tempos e