Magnetismo
Substâncias que possuem efeitos negligenciáveis devido a um campo magnético são chamadas de substancias não magnéticas. Elas incluem o cobre, alumínio, gases e o plastico. Oxigênio puro exibe propriedades magnéticas quando resfriado a um estado liquido.
O estado (ou fase) magnético(a) de um material depende da temperatura e outras variáveis como pressão e o próprio campo magnético aplicado, para que o material exiba mais de uma forma de magnetismo dependendo de sua temperatura, etc.
Magnetismo de Rochas
O Magnetismo das Rochas estuda as propriedades magnéticas das rochas, sedimentos e solos, o campo surgiu da necessidade no paleomagnetismo de entender como as rochas guardam as propriedades do campo magnético da Terra. Estas propriedades são guardadas e carregada por minerais, particularmente certos minerais fortemente magnéticos como a magnetita (a principal fonte de magnetismo nos imãs), ela é chamada remanência. O entendimento da remanência ajuda os paleomagnetistas a desenvolver métodos para medir o antigo campo magnético e apropriá-lo para efeitos como compactação de sedimentos e metamorfismo. Métodos de magnetismo nas rochas são usados para obter uma imagem mais detalhada da fonte de