Fichamento Foucault 2
CURSO: PSICOLOGIA/CORAÇÃO EUCARÍSTICO
DISCIPLINA: Psicoterapia da Família I – turno noite
Professora: Dra. Roberta Carvalho Romagnoli
Roteiro para fichamento individual:
TEXTO:
FOUCAULT, Michel. Genealogia e poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 20 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004, p. 167-177
Nesse texto, o autor analisa suas pesquisas e faz a proposta da genealogia, defendendo que na pesquisa não há uma direção predeterminada, amparando-se na eficácia da descontinuidade. Nesse contexto:
a) descreva as características das pesquisas genealógicas.
b) explicite a definição de poder do autor, em contraposição ao poder repressivo.
-Focault inicia o texto contextualizando suas colocações e relacionando-as com o que vem ocorrendo nos ultimos 10 anos.
-O autor pontua que nos últimos 10 anos aproximadamente se proliferaram os dircursos não gerais, localizados com certa eficácia, com intuito de criticar o que ja estava instituído,
-Porém segundo Focault as próprias teorias totalizantes produzem segundo FOCAULT() “um efeito inibidor próprio às teorias totalitárias , globais” fornece os instrumentos crítica local.
-Segundo o autor a crítica a sistemas totalizantes , diz de um saber que é autônomo, mas não simplório e pobre. Também enfatiza que outra característca desta crítica local é o retorno dos saberes abafados historicamente por motivos de interesse de outrem , nos quais estão contidos os confrontos. Ou também o retorno dos saberes outrora considerados pela ciência como inadequados ou insuficientes , o que o autor chama de o saber das pessoas, que de acordo com ele é “um saber particular, regional, local, um saber diferencial incapaz de nanimidade e que só deve sua força à dimensão que o opõe a todos aqueles que o circundam.”e a submersão dea ambos proporcionou o fortalecimento às críticas surgidas. Em ambos os casos o saberes foram subordinados.
-Então segundo o autor as pesquisas genealógicas