Participação política, espaço público e autogestão
FUNDAÇÃO DE APOIO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO TOCANTINS –
FAPTO
UNIVERSIDADE DE CAMPINAS – UNICAMP
GRUPO DE ANÁLISE DE POLÍTICAS DE INOVAÇÃO - IGAPI
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA E SOCIEDADE, DIRECIONADO
PARA POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ECONOMIA SOLIDÁRIA
MÓDULO
14
–
PARTICIPAÇÃO
POLÍTICA,
ESPAÇO
PÚBLICO
E
AUTOGESTÃO
Atividade: fichamento de resumo dos textos “O que é política?” e “A Condição
Humana” da autora Hannah Arendt.
A autora Hannh Arendt nasceu na Alemanha em 1906 e morreu no
Estados Unidos em 1975. Na Segunda Guerra Mundia, por ser judia, ela foi enviada para uma campo de concentração mas fugiu para o Estados Unidos.
Em 1951 conseguiu a cidadania norte-americana e, a partir daí, começou a sua carreira acadêmica. Ela viveu grandes transformações do poder político do século 20, entre eles a Primeira e Segunda Guerra Mundial, regimes autoritários como o nazismo e o stalinismo.
Com essa influência, sua obra é fundamental para entender e refletir sobre os tempos atuais, mutilados pela violência, guerras e nacionalismos.
Arendt defendia um conceito de política sustentada pela liberdade, pluralismo e igualdade entre as pessoas. A filósofa contribui para a constituição de debates no mundo contemporâneo graças ao seu pensamento independente e sua reivindicação da discussão da política livre.
A autora trabalha no texto questões sobre política e público, no caso, como deve ser essa relação para o desenvolvimento da liberdade e igualdade entre os indivíduos. Para tanto ela esboça o conceito da polis nos tempos da
Grécia. Na concepção grega, a política gira em torna da liberdade, e, sendo entendida de forma negativa implica no não-ser-dominado e não-dominar.
Nesse caso, a liberdade não é produzida por muitos, sendo assim, não existe liberdade alguma, mesmo aquele que domina os outros, ele a penas ocupa uma
posição mais favorável sobre aquele que domina, porém não