Aprendizagem significativa
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ALYNE MOEMA R. LIRA
ALYSSON PEREIRA XAVIER
DANIELE SANTOS FERREIRA
JOCIELMA S. SAMPAIO ALMEIDA
WALESKA RAYANE BRASIL
ESCOLA CIDADÃ: MOACIR GADOTTI
João pessoa
2011
ALYNE MOEMA R. LIRA
ALYSSON PEREIRA XAVIER
DANIELE FERREIRA DA SILVA
JOCIELMA S. SAMPAIO ALMEIDA
WALESKA RAYANE BRASIL
ESCOLA CIDADÃ: MOACIR GADOTTI
Trabalho apresentado para avaliação do conhecimento da disciplina de Organização e praticas educacionais da educação infantil, ministrada pela professora Márcia Paiva.
João Pessoa
2011
A escola será cidadã quando todos se envolverem e juntos buscarem a autonomia, e esta, deixando de lado o radicalismo deve ater-se à razão e a coerência.
(JOCIELMA SAMPAIO)
1. INTRODUÇÃO
Segundo Azanha (1987:144), a autonomia fazia parte do próprio processo educativo; “A autonomia da escola só ganha relevância se significar autonomia da tarefa educativa... é algo que se põe com relação à liberdade de formular e executar um projeto educativo”.
Partindo deste pensamento o autor Moacir Gadotti procurou desenvolver um projeto educativo que visa transformar a escola burocrática, numa outra escola autônoma, cidadã.
No Brasil o tema autonomia da escola encontra suporte na própria constituição (1988) que estabelece como princípios básicos: O “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas” e a “gestão democrática do ensino público” (art.206); Esses princípios podem ser considerados como fundamentos da autonomia da escola. Apontaremos as possibilidades abertas por uma escola autônoma.
AUTONOMIA E NATUREZA DA EDUCAÇÃO
A idéia de autonomia está sempre associada à idéia de liberdade.
Porque discutir hoje a autonomia da escola?
Porque discutir a autonomia da escola é discutir a própria natureza da educação.
A autonomia estabelece a qualidade da educação; Só existe educação de