Partes da planta
- NARRADOR (árvore): - Bom dia, pessoal! Eu sei que vocês me conhecem, mas mesmo assim vou me apresentar: Sou uma árvore, dessas que vocês vêem por aí pelos pátios, jardins, ruas, florestas, enfim, por aí. Apesar de estar sempre silenciosa eu estou cheia de vida dentro de mim. E gostaria que vocês me conhecessem mais para que nosso relacionamento seja sempre melhor, ok? Vou começar pelas minhas raízes. Trouxe alguns colegas para me ajudar (entra o grupo da raiz).
- RAIZ 1: - A raiz é a parte da planta que fixa o vegetal ao solo. É ela também que absorve do solo a água e os sais minerais, que juntos formam a seiva bruta, necessária para a nutrição da planta.
- RAIZ 2: - Uma raiz é formada de cinco partes principais: (mostrando no cartaz) coifa: que é uma espécie de capuz que protege a sua ponta; zona lisa ou de crescimento que é a parte que mais cresce; zona pilífera que têm pêlos absorventes que absorvem a seiva bruta; zona suberosa que é onde partem as raízes secundárias e o colo que é o ponto de encontro da raiz com o caule.
- RAIZ 3: - De acordo com o ambiente em que vivem, as raízes podem ser de três tipos: subterrâneas, aéreas e aquáticas. As raízes subterrâneas desenvolvem embaixo da terra. Conhecemos três tipos (mostrando no cartaz): axiais (têm uma raiz principal de onde saem raízes secundárias), fasciculadas (não possuem raiz principal) e tuberosas (que contêm reservas de substâncias nutritivas).
- RAIZ 4: - A raízes aéreas são aquelas que partem do caule ou dos galhos. Podem ser (mostrando no cartaz): tabulares (achatadas como tábuas), escoras (que ajudam na fixação da planta no solo), sugadoras (de plantas parasitas que sugam a seiva de outro vegetal), grampiformes (prendem o vegetal em suportes como muros ou estacas) e respiratórias (de algumas plantas que vivem em lugares alagados como os pântanos).
- RAIZ 5: - Algumas plantas têm raízes aquáticas que são aquelas que se desenvolvem dentro da