Plantas Al gamas Parte 1
Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de
95%).
Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, endogamia.
apresentando
heterose
e
Nas alógamas, as plantas não transmitem seus genótipos para a geração seguinte como ocorre em espécies autógamas, mas sim os seus alelos.
Portanto, a cada geração surgirão novos indivíduos que apresentarão constituição alélicas diferentes dos seus pais.
Nas alógamas, o que tem maior importância não é a constituição genética do indivíduo (genótipo), mas sim o conjunto gênico dessa população (pool gênico). Este é um grande desafio no melhoramento de alógamas, pois os genótipos superiores não são mantidos nos filhos, já que estes apresentarão segregação. EQUILÍBRIO DE HARD-WEINBERG
Definição: um conjunto de indivíduos da mesma espécie, que ocupam o mesmo local, apresentam uma continuidade no tempo e possuem a capacidade de se intercasalar ao acaso, e portanto, de trocar genes entre si.
O princípio de Hardy-Weinberg estabelece um padrão teórico para o comportamento gênico ao longo das gerações. Na prática, ele nos ajuda a perceber se uma população se encontra ou não em equilíbrio, chamando a atenção para os possíveis fatores evolutivos que estão atuando.
Duas propriedades importantes das populações são: Freqüência genotípica: é a proporção que um determinando genótipo
está
presente
na
população.
Freqüência alélica: é a proporção que um determinado alelo está presente na população.
Lei do Equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Em uma população grande que se reproduz por acasalamentos ao acaso e onde não há migração, mutação ou seleção, pois todos os indivíduos são igualmente férteis e viáveis, tanto as frequências alélicas como as genotípicas se mantêm constantes ao longo das gerações.
Vamos usar como exemplo uma característica com dois alelos