trab elementos de maquinas
Vamos denominar de Sistema de Transmissão de Movimento o conjunto de elementos que realizam funções tarefas como alinhamento, rotação, posicionamento, etc.
Estas peças são fundamentais para a realização do trabalho de determinados equipamentos como Centrífuga (eixo e engrenagem) outras, são mais raras de serem encontradas, porém, em equipamentos mais velhos ainda é possível ver bastante seu uso. Os trilhos não é uma peça fundamental, mas, é bastante usada em equipamentos que comportam gavetas. 2 MODOS DE TRANSMISSÃO
A transmissão de força e movimento pode ser pela forma e por atrito. A transmissão pela forma é assim forma chamada porque a forma dos elementos transmissores é adequada para encaixamento desses elementos entre si. Essa maneira de transmissão é a mais usada, principalmente com os elementos chavetados, eixos-árvore entalhados e eixos-árvore estriados.
(Imagem de modos de transmissão)
A transmissão por atrito possibilita uma boa centralização das peças ligadas aos eixos. Entretanto, não possibilita transmissão de grandes esforços quanto os transmitidos pela forma. Os principais elementos de transmissão por atrito são os elementos anelares e arruelas estreladas.
Esses elementos constituem-se de dois anéis cônicos apertados entre si e que atuam ao mesmo tempo sobre o eixo e o cubo.
As arruelas estreladas possibilitam grande rigor de movimento axial (dos eixos) e radial (dos raios). As arruelas são apertadas por meio de parafusos que forçam a arruela contra o eixo e o cubo ao mesmo tempo.
3 ELEMENTOS DE TRANSMISSÃO
Correias, são elementos de máquina que transmitem movimento de rotação entre eixos por intermédio das polias. As correias podem ser contínuas ou com emendas. As polias são cilíndricas, fabricadas em diversos materiais. Podem ser fixadas aos eixos por meio de pressão, de chaveta ou de parafuso.
Correntes, são elementos de transmissão, geralmente metálicos, constituídos de uma série de anéis ou elos. Existem vários tipos de