Principais partes das plantas
Qual a função dos diferentes
1. Raiz
As raízes além de absorver água e outras substâncias, têm a função de fixar a planta ao subsolo. As ramificações das raízes aumentam a área de absorção e melhoram a fixação. 1. Raiz
As raízes apresentam dois padrões principais de crescimento. Um dos padrões, chamado raiz pivotante, possui um eixo principal com ramificações formadas por raízes laterais.
O outro padrão, conhecido como raiz fasciculada, possui raízes adventícias ou em forma de cabeleira.
1.1. Disposição dos tecidos na raiz As células formadas a partir do meristema radicular sofrem diferenciação, dando origem aos diversos tecidos da raiz.
A epiderme, tecido de revestimento, envolve todas as regiões da raiz, e na zona de maturação possui células com prolongamentos, chamados de pelos, por onde a água e os sais minerais são absorvidos. 2. Caule
Os caules têm como principal função erguer e sustentar a planta. Deles se originam as folhas e as ramificações caulinares.
No ápice de cada caule ou ramo, encontra-se um meristema apical, responsável pelo crescimento da planta em comprimento. 2.1. Disposição dos tecidos no caule O meristema apical origina os diferentes tecidos do caule. A epiderme, tecido de revestimento, envolve toda a superfície da planta.
Abaixo da epiderme se localiza o córtex, formado por células de parênquima e colênquima. 3. Folha
As folhas são responsáveis por maior parte da fotossíntese realizada pela planta, devido à grande quantidade de cloroplastos (contendo clorofila) presentes nas suas células.
As folhas podem ser simples ou compostas e, em geral, são ligadas ao caule por uma estrutura conhecida como pecíolo.
3.1. Disposição dos tecidos na folha A folha é revestida por epiderme, que deposita externamente uma camada de cera (cutícula) que evita a perda de água. Os estômatos, localizados na epiderme, regulam a entrada e a saída de gases.
4. Outros órgãos das plantas
As flores