TIPOS DE SOLOS 02
NOME: Wellignton Teixeira Félix Nª: 34
SÉRIE: 6ª ano TURMA: B TURNO: Manhã
PROFESSORA: Daianna Kelly
Pesquisa de Ciências
ICÓ, 26 de Maio de 2015
INTRODUÇÃO
O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, pois, além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas, fornecendo água, ar e nutrientes, exerce, também, diversas outras funções como regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação, armazenamento e ciclagem de nutrientes para os seres vivos e outros elementos. O conhecimento do solo é de extrema importância, considerando que ele se difere de acordo com o clima, vegetação, relevo, entre outros fatores. O Estado do Ceará apresenta três tipos dominantes de solos, sendo o de maior ocorrência os do tipo Neossolos, seguido pelos Argissolos e em menor escala os Luvissolos. Sendo classificados de acordo com a composição, estrutura, textura, granulometria e coloração.
O QUE É SOLO:
Solo é o material solto e macio que cobre a superfície da terra. Os solos variam muito na superfície da terra, tanto com relação à sua espessura, quanto em relação às suas características, tais como cor, quantidade e organização das partículas de que são compostos, fertilidade, porosidade, entre outras características. São constituídos de água, ar, material mineral e orgânico, contendo ainda organismos vivos.
Existem diferentes tipos ou classes de solos na natureza. Os solos na superfície da terra são formados por corpos de solos individuais, embora a transição entre os diferentes tipos ou corpos de solos seja gradual na maioria das vezes, formando uma superfície contínua na paisagem. Os solos podem ser separados na paisagem por suas características, tais como: cor, fertilidade, quantidade e tipo de partículas minerais que os formam, tipo de organização dessas partículas formando os agregados ou torrões do solo, quantidade de água presente, entre muitas outras características.