Macro E Micronutrientes
As plantas são autotróficas, necessitam de elementos considerados essenciais, para completarem seu ciclo. À medida que crescem, as plantas aumentam em biomassa e energia. O carbono e a energia são obtidos a partir da fotossíntese, enquanto que os nutrientes minerais são absorvidos a partir da solução do solo.
Os nutrientes minerais acumulam-se nos diferentes compartimentos celulares podendo atuar como reguladores do metabolismo. Podem ainda ser armazenados até o momento de serem incorporados ao metabolismo celular, quando potencialmente podem vir a integrar cerca de 105 tipos de moléculas orgânicas.
Um elemento para ser considerado essencial deve satisfazer três critérios propostos por Arnon e Stout (1939):
- Na ausência do elemento a planta não completa o seu ciclo de vida.
- O elemento não pode ser substituído por nenhum outro.
- O elemento deve estar diretamente envolvido no metabolismo da planta como constituinte de um composto essencial, ou ser necessário para a ação de um sistema enzimático.
Baseado nesses critérios, os elementos químicos são considerados essenciais para as plantas e, portanto nutrientes, a separação entre macro e micronutrientes baseia-se apenas na concentração em que o elemento encontra-se na matéria seca das plantas.
Macro e Micronutrientes
Assim como o ser humano, as plantas também são organismos vivos,formados por moléculas, que na sua composição contém açúcares, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos (ADN). Esta composição básica de uma molécula é comum a todos os organismos vivos, e é ela que contém as informações genéticas de cada ser.
A diferença está na origem destes elementos. Os seres humanos e os animais precisam comer para consegui-lo. As plantas por sua vez retiram-nos da luz solar, que serve para produzir folhas, frutos e flores. Tudo isso se encontra nas moléculas inorgânicas encontradas no ar e no solo, que são chamados de sais.
Na sua origem os sais se encontram em forma sólida, sendo dissolvidos em água. Por