Partes e Reproduções plantas
Flores - Partes e Reprodução
Como é lindo ver um jardim florido, não é mesmo? Além da beleza natural, as flores tem uma função importante para a planta: é seu órgão reprodutor.
Na verdade a flor é um ramo modificado com a finalidade de fazer a reprodução da planta. A maioria das flores apresentam quatro conjuntos de folhas especializadas dispostas em torno de um ramo muito curto denominado receptáculo floral.
Ao observar de perto uma flor, vemos as folhas mais externas, chamadas de sépalas, geralmente de cor verde, que em conjunto formam o cálice.
Localizadas em posição mais interna vemos as pétalas, que em conjunto formam a corola. Sépalas e pétalas são folhas estéreis, isto é, não são elementos reprodutivos. Suas funções são respectivamente proteger o botão floral e atrair animais para a polinização.
Existe um terceiro conjunto de folhas especializadas chamado androceu, que é a parte masculina da flor, sendo constituídas pelos estames, folhas férteis formadoras de microsporângios, e, é no interior deste microsporâgios que se formam os grãos de pólen.
Na parte mais interna da flor localiza-se o gineceu, parte feminina das flores, que é formado pelos pistilos ou folhas carpelares. Estas folhas formam uma estrutura que se chama megasporângio, que se dobram entre si formando uma espécie de vaso e em seu interior abriga-se o óvulo.
Na base deste vaso está o ovário de onde sai um tubo chamado de estilete. O ápice do estilete é dilatado e forma o estigma, que secreta substancias pegajosas nas quais os grãos de pólen grudam, iniciando o desenvolvimento do tubo polínico.
Quando a flor amadurece os sacos polínicos presentes na antera se abrem e liberam os grãos de pólen. Pouco antes de ser liberado da antera, a célula geradora se divide formando os gametas masculinos.
Ao cair sobre o estigma de uma flor de sua espécie, o grão de pólen germina. O tubo polínico cresce, perfura o estigma e penetra pelo estilete até