Poster
Os seres vivos reproduzem-se de forma a garantir a sobrevivência da sua espécie.
Através da reprodução são originados seres vivos semelhantes aos progenitores. Desta forma é assegurada a substituição da geração anterior. Existem dois tipos fundamentais de reprodução: assexuada e sexuada. Seguidamente vamos fundamentar ao reprodução assexuada. Neste tipo de reprodução, o processo de divisão celular é a mitose. Estratégias Reprodutoras
Divisão múltipla
Bipartição
Uma célula divide-se em duas células-filhas de tamanho semelhante. Ex: bactérias, algas unicelulares, protozoários,…
Fragmentação
Biologia 11º ano
Divisão do organismo progenitor em vários fragmentos, cada um dos quais regenera as partes em falta.
Um núcleo divide-se varias vezes mantendo-se o citoplasma indiviso. Posteriormente, o citoplasma divide-se em varias partes, cada uma com um núcleo e uma porção da membrana celular, constituindo-se varias células-filhas que permanecem no interior da célula-mãe atá as condições do meio serem favoráveis. Ex: alguns tipos de fungos, alguns protozoários como a amiba,
…
Partenogénese
Desenvolvimento de óvulos sem que ocorra fecundação. Os organismos resultantes deste processo possuem metade do número de cromossomas do progenitor.
Gemulação
Formação no progenitor, de gemas ou gomos, que, ao separarem-se, desenvolvem-se dando origem a novos indivíduos.
Esporulação
Multiplicação vegetativa
Formação de esporos (estruturas especializadas na reprodução) que, quando as condições ambientais são propícios, germinam.
A partir de uma parte do organismo progenitor (porção de uma raiz, caule ou folha) forma-se a planta completa.
Existem dois tipos de multiplicação:
• Multiplicação vegetativa natural: conforme as espécies, assim se pode originar novas plantas a partir de varias partes de planta mãe. Os casos mais comuns ocorrem a partir de:
Folhas Ex: kalanchoe
Estolhos Ex. morangueiros