ética e moral
Engenharia de Minas – EM2
Ética – Prof.
Resenha
Alunos:
Paracatu – MG
Março/2014
Ética e Moral
Os estudo da ética começa no século VI a.C. na Grécia antiga. Ética é derivada da palavra ethos que representava o lugar onde habitavam os cidadãos da pólis (Cidade-Estado grega). Nela eles sentiam-se seguros vivendo em conformidade com as leis e os costumes. Assim, para os filósofos gregos a ética era o resultado das leis determinadas pelos costumes, virtudes e hábitos gerados pelo caráter de cada um.
Por sua vez, moral vem do latim mores e significa em sua origem o mesmo que o ethos aparecendo como o objeto de estudo da ética. A moral teria sua origem nas virtudes ou na obrigação de o sujeito seguir as normas que disciplinam o seu comportamento. Assim, enquanto a ética pode ser entendida como a reflexão sobre o comportamento do individuo, a moral é vista como a ação de cada um.
Dois importantes instrumentos associados à ética e à moral são: a educação e a política. Enquanto os costumes determinam as normas e valores a serem seguidos ou transmitidos pelos sujeitos morais, a educação tem o papel de impô-la como um importante instrumento para o desenvolvimento do individuo e a política de envolver o indivíduo para o viver em comunidade. O dever de cada ser humano de respeitar o que a sociedade sugere mostra a importância que a moral tem em nossas vidas. A moral surge quando o homem deixa o seu lado natural de seguir os instintos e passa a agir com a razão, nenhuma sociedade vive sem leis ou sem o mínimo de regras para guia-la. A ética rege o comportamento do homem. Gera uma relação entre a vontade (instinto) e obrigação (racional), mostra que qualquer comportamento, por bem ou por mal, gera consequências dentro de uma sociedade. Cada homem é livre e responsável por seus atos e pelos efeitos causados por eles, desde que conheça a natureza daquele ato e compreenda as consequências