parte da planta
RAIZ: possui órgãos especializados para sustentação, absorção, armazenamento e condução da seiva, e é responsável pela retirada de água e nutrientes do solo.
CAULE: promove interligação entre raiz e folha, levando a seiva bruta da raiz para as folhas, através de um conjunto de vasos condutores, chamado de xilema, e levando a seiva elaborada das folhas até o restante da planta, por um conjunto de vasos condutores, chamado de flolema.
FOLHA: Nas folhas, ocorre a fotossíntese, que é um processo de produção de glicose e oxigênio. A glicose produzida compõe a seiva elaborada conhecida como alimento da planta. Ela é transportada, das folhas para toda a planta, pelo floema, como vimos a cima. É nas folhas tb que ocorre a transpiração das plantas, permitindo a perda da água.
FLOR: Funciona como atrativo aos seus polinizadores, permitindo assim, a biodiversidade e a perpetuação da espécie.
FRUTO: O fruto protege as sementes e prepara o solo, facilitando a germinação, os frutos podem ser verdadeiros (quando se formarem a partir do ovário, como o abacate); ou falsos (quando se formam de outras partes da planta como o caju, maçã, figo, abacaxi e framboesa) ABAIXO EXERCÍCIO PARA VOCÊ PRATICAR :
PARTE DA PLANTA QUE RETIRA ÁGUA E SAIS MINERAIS DO SOLO: ---------------
PARTE DA PLANTA QUE LEVA TODA ÁGUA E SAIS MINERAIS DO SOLO PARA TODA A PLANTA:------------------
PARTE DA PLANTA QUE RESPIRA E QUE REALIZA A FOTOSSÍNTESE: ..............
PARTE DA PLANTA QUE PROTEGE A SEMENTE:...............
PARTE DA PLANTA RESPONSÁVEL PELA REPRODUÇÃO:.................
A PLANTA PRECISA DE QUE PARA REALIZAR A FOTOSSÍNTESE: