Parecer jurídico uniao estável
CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Curso de Direito Campus de Canoas
TRABALHO INTEGRADO DO IV EIXO Componentes
Nome do aluno
Nome do aluno
Nome do aluno
CASO 2 – Tese favorável ao marido
PARECER JURÍDICO1
UNIÃO ESTÁVEL - DISSOLUÇÃO - REFLEXOS PATRIMONIAIS PARTILHA DO PATRIMÔNIO ADQUIRIDO PELO ESFORÇO COMUM DIREITO DO CÔNJUGE SUPÉRSTITE
1 CONSULTA
G.M., 40 anos, teve uma união estável, durante cerca de 20 anos, com A.B., que veio a falecer, recentemente, deixando bens (um terreno e duas casas). Pergunta: quais são os direitos dos oito irmãos de A.B.? Quais são os direitos da companheira G.M., considerando que a mesma já houvera sido indenizada, em juízo, por serviços prestados por, mais ou menos, 10 anos? Ressalta-se que seis dos irmãos concordam na renúncia de seus direitos em favor de G.M. e dois se recusam.
2 PARECER
A vida, enfatizam os filósofos e sociólogos, e com razão, é mais rica que nossas teorias. O Direito é uma coisa essencialmente viva. Está ele destinado a reger homens, isto é, seres que se movem, pensam, agem, mudam, se modificam. O fim da lei não deve ser a
1
Modelo adaptado do parecer jurídico confeccionado por Sergio Wainstock, Consultor Jurídico, disponível no site http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&iddoutrina=787, em 26/08/2005.
As adaptações realizadas dizem respeito à estrutura e apresentação gráfica do documento, de maneira a adequálo minimamente aos padrões da ABNT.
MODELO ADAPTADO ABNT – IV EIXO
imobilização ou a cristalização da vida, e sim manter contato íntimo com esta, segui-la em sua evolução e adaptar-se a ela.
Daí resulta que o Direito é destinado a um fim social, de que deve o juiz participar ao interpretar as leis, sem se aferrar ao texto, às palavras, mas tendo em conta não só as necessidades sociais que elas visam a disciplinar como, ainda, às exigências da justiça e da eqüidade, que constituem o seu fim.