paradigmas educacionais
OS NOVOS PARADIGMAS EM EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO
A sociedade atual vem passando por uma série de mudanças em vários aspectos, sejam eles geográficos, políticos, históricos ou culturais. Na educação também não é diferente, ou seja, para que a sociedade se desenvolva é preciso que haja a realização de projetos que venham conscientizar cada indivíduo como sendo responsáveis por grande parte dessas mudanças.
É muito comum se ouvir falar em “crise” nos diversos segmentos sociais provenientes dos valores e virtudes que ao passar do tempo vão sendo estabelecidos.
Um dos traços que confere, então, peculiaridade à sociedade atual é esta situação de crise, seja ela política, cultural ou ética. [...] ela é mais extensa, pois as mudanças que ocorrem na sociedade [...] são rápidas e incessantes e as soluções que se oferecem são múltiplas e contraditórias. Por outro lado, [...] é mais profunda, uma vez que a dimensão ética da crise atual se manifesta na forte desorientação e falta de seguranças decisões a serem tomadas, bem como, transmite uma perplexidade e relativismo nas normas a serem seguidas.
A educação é a principal responsável pela formação de profissionais, técnicos em áreas especializadas e também na formação de pessoas que irão atuar nessas áreas.
“Face as novas mudanças que vem ocorrendo em todas as áreas, [...]. Torna-se urgente pensar numa forma de conciliar os conhecimentos que estão emergindo no nosso tempo com os novos métodos de educação. Nota-se a importância de que natureza e homem devem ser integrados próximo a realidade para melhor lidar com os desafios dessa época.
5
APRESENTANDO O PROBLEMA
Como fazer para juntar as peças que formam a educação?
Esta é uma entre outras perguntas que revelam a necessidade de estudar e repensar os procedimentos educacionais. Este é considerado um grande desafio, tendo em vista as exigências da sociedade atual, que, como dito anteriormente, vem passando por notáveis mudanças.
Este modelo de