Paradigmas Educacionais
Identifique situações vividas por você, seja como estudante ou como docente, onde se possa identificar cada um dos paradigmas educacionais estudados (Instrucionismo, Tecnicismo e Construcionismo), assim como as concepções filosóficas que os permeiam (Empirismo, Racionalismo e Fenomenologia Existencial). Fundamente teoricamente suas análises.
É notável que existem várias posições no âmbito escolar, onde se têm diferentes concepções sobre educação e a forma de se educar, a presente atividade tem como objetivo caracterizar algumas delas no espaço escolar onde tenho acesso, no caso uma escola Municipal de Olho d’Agua das Flores-Al.
Para iniciar, falarei do instrucionismo, que é bem utilizado na referida Escola, no qual a docente transmite tudo o que sabe, e é através da repetição e da memorização que o alunado vai adquirindo o conhecimento preciso, sem falar nas atividades que são enviadas para casa, no qual muitas vezes tem que se decorar todo assunto para poder executá-las com precisão. O aluno ver no professor um exemplo a ser seguido, a ser imitado, e o faz para satisfação de ambos, observando tudo o que lhe é transmitido, para que depois possam fazer a repetição dos mesmos ensinamentos e leva-las como padrão para toda vida, e é assim que os mesmos são instruídos.
Como diz Maturana: "A partir de nosso viver cotidiano sabemos também que, ao escutarmos alguém, o que ouvimos é um acontecer interno a nós, e não o que o outro diz, embora o que ouvimos seja desencadeado por ele ou ela".
Nessa segunda abordagem, relatarei como o paradigma tecnicista está presente de forma intensa e duradoura na instituição de ensino, digo duradoura pelo fato de perdurar por muito tempo, que seria o método de avaliação, na qual se mede a aprendizagem do auno por meio de recompensas, que podem ser agradáveis e desagradáveis, no caso, a aprovação ou a reprovação dos mesmos. É bem claro a aplicação do mencionado paradigma, não só pelas