Papel do Gerente
Alunos: Allyson Brito
Indiana Silva
Jessica Nascimento
Valdomiro Neto
1. Resumo
Este arquivo mostrará alguns estudos de pensadores sobre a prática da administração. Analisados através de tópicos, iremos mostrar fatores considerados imprescindíveis no papel do gerente/administrador, segundo estudiosos como: Fayol, Mintzberg, Drucker, etc. Os estudos dos tópicos têm como objetivo principal analisar o papel do gestor nas organizações, realizando analise comparativa e confrontando diferentes pensamentos. O que foi ajustado para resolver os problemas das antigas organizações e o que ainda falta nas organizações atuais.
2. Referencial teórico
Baseado nos estudiosos em que citamos, idealizamos o fato de que administração, a forma de administrar ainda vem sendo muito utilizada no mesmo formato. Segundo Todas essas teorias da Administração foram de grande importância, assim como as demais que sugiram a partir de então, para definirem e modelarem novos conceitos que são empregados hoje na gestão moderna de empresas. Porém, para o entendimento da importância do homem no ambiente de trabalho, no papel de funcionário, tais abordagens contempladas acima são fundamentais para que se entenda como as organizações veem e trabalham o grupo de pessoas que a compõem, tendo, ainda, muito que se estudar sobre essa fundamentação administrativa. Já no campo de gerência e administração quem ganhou destaque foi o trabalho do francês Henri Fayol. Muniz (2001) descreve o autor como sendo um dos teóricos a determinar e classificar, pela primeira vez na história do conhecimento, as qualidades pessoais. Foi Fayol quem enunciou cinco elementos primários do processo administrativo, que vêm sendo utilizados até hoje: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.
2.1. O gestor é alguém pertencente a uma determinada organização e a quem compete à execução das tarefas confiadas à gestão. O gestor pode ser definido pelas suas funções no interior da organização que a