vida e bela
O filme “A Vida é Bela“ são dois filmes em um e conta a história do judeu Guido que se muda do campo para a cidade nos anos 30 onde se apaixona por uma professora chamada Dora depois de cinco anos eles estão casados e tem um filho chamado Josué Guido junto da sua família e seu tio eles são capturados e levados para um campo de concentração e Guido para amenizar o sofrimento do filho faz com que Giosué acredite que aquilo tudo não passa de uma grande brincadeira no qual se acumulam pontos e quem conseguisse mais pontos ganharia o tanque de guerra.
Enredo
A primeira parte do filme se passa na Itália, no ano de 1939, antes da guerra explodir e a perseguição aos judeus por Hitler, iniciar. A história inicia com a paixão do espirituoso judeu Guido pela italiana Dora, após vários encontros entre os dois. Guido, muito brincalhão sempre nos envolvendo com suas piadas quando se mete em situações muito constrangedoras e consegue sair delas de maneira brilhante, conquistando a simpatia de todos os que o assistem.
A segunda parte a história continua na Itália e durante a segunda grande guerra, o judeu Benigni, juntamente com seu filho Giosué ( interpretado por Giorgio Cantarini) já estão sendo levados para o campo de concentração nazista. Cena triste a qualquer um, porém com o toque irônico e divertido que Benigni dá ao personagem que faz de tudo para que seu filho tenha a visão diferente da realidade vivenciada naquele momento para os que consciência tinham. Inventando histórias, fazendo de tudo, uma fantasia para seu filho, Benigni protege-o de todo o mal que ronda no momento da guerra. Em todas as cenas podemos perceber dois sentidos: realidade e fantasia. O real e o inventado por Guido.
Em mais detalhes, o judeu Guido propõe um jogo ao seu filho Giosué, onde quem marcasse 1000 pontos, levaria um tanque de verdade para casa. O personagem, apaixonado pela vida, cria um ambiente de flores onde só tem guerra, para proteger seu filho.
A