Papel dos gerentes
Gerentes são os agentes ou protagonistas do processo administrativo;
São funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações;
São também chamados chefes ou dirigentes.
Autores que estudaram o Papel dos Gerentes: Papel dos Gerentes Segundo Fayol
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e autoridades.
O trabalho de dirigentes consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica.
Uma vez organizada uma empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer, suas ações precisam de coordenação e suas tarefas, de controle gerencial.Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol.
Para assegurar o desempenho satisfatório deste papel ele indicou 16 deveres e finalmente completa sua teoria com a proposição de 14 princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz.
OS 16 deveres dos gerentes, segundo Fayol 14 Princípios de Administração de Fayol
Chester Barnard e as Funções do Executivo
Nasceu em 1886, estudou economia em Harvard, sem conseguir completar o curso e obter o diploma.
Em 1909 começou como estatístico, na empresa American Telephone and Telegrapf.
Em 1922 chegou a vice – presidente e diretor geral da Bell Telephone Company da Pensilvânia. Aos 41 anos foi promovido a presidente da New Jersey Bell Telephone Company.
Em 1948 aposentou – se da companhia Bell para tornar – se presidente da Fundação Rockefeller, na qual ficou até sua morte, em 1961.
Em 1937, foi convidado a ministrar um curso aberto em Harvard conduzindo oito sessões sobre as funções do executivo. A editora da universidade procurou – o e pediu – lhe que transformasse o conteúdo destas sessões em um livro, que viria a ser “As Funções do Executivo” publicado em 1938.
Nesse livro, ele