O papel dos gerentes
Objetivos
Ao terminar o estudo deste capítulo, você deverá estar preparado para: Descrever as principais contribuições para o entendimento do papel dos gerentes nas organizações. Analisar as diferenças no trabalho de três tipos de gerentes, definidos de acordo com sua posição na hierarquia da organização. Explicar quais são as principais habilidades que influenciam o desempenho dos gerentes.
Introdução
Os gerentes, ou administradores, são os agentes ou protagonistas do processo administrativo. Os gerentes são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários nas organizações. São também chamados chefes ou dirigentes.
134 Da Escola Clássica ao Modelo Japonês
O papel e o trabalho dos gerentes são temas centrais no estudo d a administração. Provavelmente, o mais antigo estudioso da gerência foi o historiador romano Plutarco, que viveu entre os anos 46 e 120. Plutarco estudou biografias e comparou, dois a dois, governantes como César e Alexandre, RÔmulo e Teseu. Depois de Plutarco, inúmeros historiadores, filósofos e cientistas dedicaram-se a estudar, entender e fazer proposições' para a atuação dos dirigentes. Um dos mais importantes foi Henri Fayol, que você estudou no Capítulo 4. Depois de Fayol, muitos outros autores se propuseram a refletir, pesquisar e escrever sobre o papel dos gerentes. São autores como Barnard, Mintzberg e outros, que serão analisados neste capítulo. A Figura 7.1 apresenta uma síntese desses autores e suas idéias.
1 Chester Barnard e as funq6es do executivo
Chester Barnard nasceu em 1886 e estudou economia em Harvard, sem conseguir completar o curso e obter o diploma. Começando como estatístico em 1909, na American Telephone and Telegraph, chegou, em 1922, a vice-presidente e diretorgeral da Bell Telephone Company da Pensilvânia. Aos 41 anos, foi promovido a presidente da New Jersey Bell Telephone Company. Tinha intensa atividade como voluntário, dirigindo organizações que trabalhavam com