Papel dos gerente
Chester Barnard e as funções do executivo
Chester Barnard nasceu em 1886 e estudou economia em Harvard, sem conseguir completar o curso e obter o diploma, Começando como estatístico em 1909, chegou em 1922, a vice-presidente e diretor geral. Aos 41 anos, foi promovido a presidente da New Jersey Bell Company. Conhecido como “filósofo praticante” da administração. Escreveu o livro As funções do executivo, sendo a maior parte da obra dedicada à importância da cooperação nas organizações formais. Apenas no final Barnard concentra-se no assunto que está no título. Suas proposições foram muito divulgadas e vieram a influenciar e servir de base para boa parte da pesquisa que viria a ser feita a respeito dos gerentes. Eficiência, eficácia, equilíbrio dinâmico com o ambiente externo e autogestão são algumas de suas idéias mais importantes sobre as organizações e os gerentes:
- Equilíbrio com um ambiente externo em contínua mudança.
- O executivo, deve privilegiar a comunicação.
- A cooperação entre os funcionários e os gerentes pode ser avaliada em termos de sua eficácia e eficiência.
- A disposição para cooperar depende do equilíbrio que o indivíduo percebe entre o esforço que dedica à organização e os benefícios que dela recebe.
- É a obrigação de doutrinar seus empregados,incutindo neles um senso de propósito moral.
- A arte da tomada de decisão.
- Os gerentes devem estar conscientes de que dependem dos subordinados para implementar suas decisões. Em resumo, as funções do executivo, de acordo com Barnard, abrangem três responsabilidades principais:
*Desenvolver e manter um sistema de comunicação com a organização informal, como estratégia para possibilitar a eficácia da organização formal.
*Promover a formação em manutenção de um