Padronização da qualidade nas empresas
PADRÃO QUALIDADE
História da Padronização
Equipe: Clair , Elton e Robson
O ser humano convive com a padronização há milhares de anos e dela depende para sua sobrevivência mesmo sem saber.
Definição de Padronização
É atividade sistemática de estabelecer e utilizar os padrões. É o ato organizacional que define os padrões e os utiliza.
O que é Padronizar?
É reunir as pessoas e discutir o procedimento até encontrar aquele que seja melhor, treinar as pessoas e assegurar-se de que a execução está de acordo como foi estabelecido.
O que é padrão ?
É um documento aprovado pelas pessoas ou órgãos reconhecidos contendo compromissos que são aplicados repetidamente e de modo comum. Tem como objetivo unificar e simplificar de tal maneira que, de forma honesta, seja conveniente e lucrativo para as pessoas envolvidas.
1
As etapas para um processo de padronização:
1 – Determinação dos processos relacionados com os objetivos da organização. 2 – Treinamento dos responsáveis pela condução do processo de padronização. 3- Elaboração dos primeiros documentos/procedimentos.
As etapas para um processo de padronização:
4 – Definição da formatação dos documentos e da sistemática de controle. 5 – Estabelecimento de objetivos, metas e respectivo cronograma de implementação e avaliação dos resultados. 6 – Gestão da informação.
As etapas para um processo de padronização:
7 – Verificação da aplicabilidade dos procedimentos: Documento x Execução das atividades. 8 – Estabelecimento de auditorias internas do sistema de controle de documentos. 9 – Utilização do ciclo PDCA.
A padronização deve ser vista como algo que trará melhorias em qualidade, custo comprimento de prazo, segurança, entre outros.
Conclusão:
Que a padronização tornou-se necessária e indispensável para as empresas que queiram estar a frente de seus concorrentes, com produtos de qualidade e com custos baixos. Sem isso as empresas neste mundo globalizado e tão competitivo não