padronização
EQUIPE:
SÃO PAULO
Índice
Índice 2
1. O que é Padronização 3
2. Padronização no Gerenciamento 4
3. Procedimentos para Padronização 7
4. Implantação da Padronização 7
5. Método de Padronização 8
6. Características Básicas dos Padrões 9
6. Formas de Padronização 9
7. Principais Padrões da Empresa 10
8. Como garantir o Cumprimento dos Padrões 10
9. Resultados da padronização 11
10. Conclusão 12
11. Bibliografia 13
12. Anexos 14
Apresentação 14
1. O que é Padronização
O conceito de padronização está intimamente ligado à evolução do ser humano na medida em que possibilitou a sua sobrevivência.
A evolução do sistema de pesca, por exemplo, nos permite perceber a evolução do processo pela adoção de padrões de procedimentos que viabilizaram a fixação de grupamentos humanos e consequentemente a formação de comunidades. A necessidade do atendimento de um grupo grande de pessoas fez com que a pesca individual evoluísse para um processo de pesca dita por arrastão, com o uso de barreiras feitas de fibras trançadas que confinavam os peixes e facilitavam sua captura. A evolução, ou melhoria contínua do processo levou até a rede de pesca atual.
Outro exemplo vem de uma atividade corriqueira na antiguidade, a confecção de vasos cerâmicos. Estritamente artesanal, esta prática baseava-se no conhecimento de um homem que confeccionava o vaso, a seu modo, no tamanho e modelo que desejasse. Aos aprendizes, que o cercavam, pouco tempo restava para aprender as técnicas já que a produção demandava a contínua atuação sobre a produção do vaso. A demanda do mercado impôs uma maior rapidez e produção. Para isso, reduziu-se a variedade de tamanhos e modelos (padronização) permitindo atender ao mercado e, com a otimização do tempo, a possibilidade de repassar o conhecimento de forma mais eficiente aos aprendizes.
Temos diversos outros exemplos de padrões em nossos dias: a linguagem,