Padronização nas empresas para gerar qualidade de produtos
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
Padronização
Alunos:
Ricardo Camargo dos Santos. RA: 57930.
Victor Hugo Soriani. RA: 55254.
Carlos Ubialli Neto. RA: 57705.
Paulo Sergio. RA:
Maringá, 2012.
Sumário
1- Introdução 3 2- Objetivos 4 3- Metodologias 5 4- Desenvolvimento 6 5-Propostas 10 6-Referência 10
1- Introdução
Nos dias de hoje as indústrias para poder competir no mercado de trabalho devem diminuir os seus custos, custos esses que podem ser gerados de diversas formas mas que nem sempre podem ser repassados aos clientes. O custo de retrabalho ou de refugo de peças é um tipo de custo que não pode ser repassado ao cliente, pois pra ele não importa se a empresa erra ou desperdiça peças, o cliente quer uma mercadoria que atenda suas necessidades e expectativas.
O custo de qualidade é um tipo de custo que pode ser repassado aos clientes, pois o cliente estando ciente de uma melhor qualidade no produto ele irá pagar mais caro pela mercadoria. Uma das técnicas para reduzir esse custo por retrabalho e desperdício e aumentar a qualidade do produto é a padronização.
A padronização pode se dar tanto no processo quanto na administração de uma empresa, o processo de padronização também segue a ferramenta Lean.
Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa que produz moveis de aço como: cama tubular, cadeiras, mesas e banquetas. O principal produto da empresa são as cadeiras, por isso focaremos nossos estudos na padronização da produção de cadeiras.
2- Objetivos
O objetivo do trabalho é propor uma solução para padronizar a produção de cadeiras visando: * Minimizar os estoques; * Diminuir o desperdício; * Aumentar a qualidade das cadeiras; * Evitar o retrabalho; * Diminuir o tempo de ócio entre os processos;
3- Metodologias
Utilizaremos varias ferramentas para atingir os objetivos, sendo elas: * Ciclo PDCA: permitira-nos analisar o problema