PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE SUA APLICAÇÃO, VANTAGENS E DESVANTAGENS.
Franclin Michel Vasconcelos GONÇALVES1
Nádia Bosso FERNANDES2
Pillar Caldeira SETIN3
Emanuel Álvares CALVO4
RESUMO: Este artigo aborda a importância da padronização de processos, mostrando os pontos positivos e negativos dessa função de controle e qualidade. Em determinados segmentos, padronizar os processos é a única saída para atender as exigências dos consumidores, e essa é a inovação necessária para a manutenção da competitividade mercadológica. Para obter qualidade, deve-se haver o controle dos processos. A metodologia usada nesse artigo foi estudo bibliográfico. A conclusão mostra que a padronização é essencial em determinados ramos do mercado – aqueles que utilizam de processos repetitivos – e que as principais vantagens são: a manutenção da previsibilidade dos resultados, a facilidade de encontrar e corrigir erros na produção, o envolvimento dos funcionários na busca pela qualidade e outros; as principais desvantagens são: absenteísmo, altas taxas de rotatividade, falta de comprometimento com a organização e outros.
Palavras-chave: Padronização. Processos. Controle. Qualidade. Vantagem. Desvantagem.
1 INTRODUÇÃO
Os quatro princípios em que se baseiam a administração são Planejamento, Organização, Liderança e Controle. Todos os processos dentro de uma organização precisam de controle, e um método eficaz que acarreta em grande economia de tempo e dinheiro é a padronização.
O controle nos ajuda a perceber se o que foi planejado está trazendo os resultados esperados, para isso Stoner (1999 p.4) dividiu a função controle em quatro partes: estabelecer padrões de desempenho; medir o desempenho atual; comparar o desempenho com os padrões estabelecidos e por fim, caso sejam percebidos desvios, executar ações corretivas. Esses são os primeiros passos para saber em que áreas a padronização pode ajudar, onde ela deve ser implantada e como.
Um bom