oxirredução
As substâncias podem se combinar com outras substâncias, transformando-se em novas substâncias. À essas transformações, damos o nome de reações químicas. As reações químicas são transformações da estrutura da molécula, tais reações podem juntar duas moléculas para construir uma maior, quebrar uma molécula para produzir duas menores ou constituir duas novas moléculas. Nas reações químicas, as ligações químicas são criadas ou rompidas.
2. OBJETIVO
Identifcar a reação química de oxido redução e reatividade de alguns metais.
3. REAGENTES E MATERIAIS
2,0 g de alumínio;
2,0 g de cobre;
2,0 g de magnésio
2,0 g de ferro
5,0 ml de solução de KAI(SO)
5,0 ml de solução de CuSO
5,0 ml de solução de FeCl
5,0 ml de solução de MgSO
5,0 ml de HCl
16 tubos de ensaio de 10 ml cada
Conta gotas
4. PARTE EXPERIMENTAL
Inicialmente a superfície dos metais foi limpa com palha de aço e água. Adicionou-se 10 gotas de ácido clorídrico em 4 tubos de ensaio. Observou-se. Foram adicionadas 10 gotas das demais soluções nos 12 tubos restantes, 3 tubos para cada solução. Foi observado comportamento de cada solução em contato com o íon e registrado na tabela 1.
5. RESULTADOS
Tabela 1. Resultados observados de reatividade dos metais
· NR (não houve reação)
· R (houve reação)
6. DISCUSSÃO
Toda reação de oxirredução está relacionada a uma transferência de elétrons entre os átomos e/ou íons das substâncias reagentes. Os metais sofrem oxidação e o hidrogênio sofre redução. Adicionando o magnésio no ácido clorídrico, ocorreu uma efervescência, que é em razão da liberação do gás hidrogênio, e o magnésio desaparece, pois é consumido. Ocorreu efervescência e formação de pequenas quantidades de uma substância vermelha(Cu), sendo o metal (Mg) decomposto.Isso ocorre porque o magnésio é mais reativo que o cobre, formando sulfato de magnésio. A equação para esta reação é a seguinte:
Mg(s) + CuSO4(aq) ------------- MgSO4 (aq) + Cu(s)
Os elétrons