Hidráulica Residêcial
A Hidráulica Residencial se divide basicamente em duas partes: Instalação de água fria e instalação de água quente.
Para entende-las, é necessário estuda-las separadamente.
Cada uma dessas parte tem objetivos e funções diferentes, porém estão diretamente ligadas.
INSTALAÇÃO DE AGUA FRIA
Esta parte tem como principais objetivos:
- Manter um fornecimento contínuo e suficiente aos usuários da residência ou dos prédios, visando o mínimo possível de desconfortos ou interrupções quanto à falta de água, também podendo estar relacionado ao abastecimento público.
- Manter um controle adequado no armazenamento, na distribuição e na da qualidade da água fornecida ao usuários, oferecendo antes do conforto, higiene e saúde.
- Assegurar o bom funcionamento da instalação, pondo em prática normas já previstas, evitando assim, consequentes vazamentos, ruídos, infiltrações nas instalações, canalizações ou aparelhos.
O trabalho de instalação de água quente é feito por etapas, que, se seguidas corretamente, organizam o desenvolvimento do trabalho.
1. CONCEPÇÃO DO PROJETO
Esta etapa é muito importante para o desenvolvimento das instalações, pois nela define-se qual seja o tipo de edificação feita, sua capacidade atual e futura, a localização dos reservatórios, canalizações e aparelhos, e qual serão os tipo e sistema de abastecimento utilizados.
2. VAZÃO DAS CANALIZAÇÕES
Esta etapa vem com a intenção de determinar as vazões das canalizações que formar o sistema em questão analisado.
3. DIMENCIONAMENTO DAS CANALIZAÇÕES
Nesta ultima etapa são usados os princípios básicos de hidráulica, onde distribui-se as canalizações pelo sistema.
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO
Os sistemas de Distribuição desta parte da hidráulica podem ser feitas de maneira DIRETA e INDIRETA, conforme demonstrados abaixo: