Automação Residencial
RESUMO
A Automação Residencial veio trazer comodidade e segurança, buscando sempre a redução no custo da sua implementação e alta disponibilidade. Este artigo propõe mostrar as principais características de uma residência automatizada via Web, apresentando de forma clara e objetiva os principais componentes e softwares utilizados para se automatizar e ter controle a distância de uma residência. Bem como descrever a Infraestrutura necessária para um sistema de Automação Residencial via Web, analisar o processo de comunicação via Web e apresentar algumas das linguagens que dão suporte a implementação de um sistema de Automação Residencial. Os métodos de pesquisa utilizados foram, pesquisa bibliográfica e um estudo de caso onde pesquisamos um projeto desenvolvido por alunos do Curso de Graduação em Engenharia da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os principais resultados alcançados foram, entender a diversidade de equipamentos que podem ser utilizados para montar uma estrutura de Automação, e respondemos a questão principal que consistia em identificar os desafios enfrentados na implementação da Automação Residencial via WEB.
Palavras-chave: Automação Residencial. Web. Tecnologia.
1 Introdução
O emprego de tecnologia em tarefas do dia a dia é constante em nossas vidas. Buscando automatizar tais tarefas, foram desenvolvidos mecanismos que controlam seu próprio funcionamento quase sem a interferência do homem. A esse processo dá-se o nome de Automação.
Inicialmente, os Sistemas de Automação foram empregados somente no segmento industrial devido ao seu alto custo de implementação. Segundo Vanderlei Rabelo Teza2, “Por óbvios motivos econômicos e de escala de produção, os fabricantes e os prestadores de serviços, se voltam a aqueles segmentos que lhe proporcionam maior rapidez no retorno de seus investimentos.”.
Com o avanço da tecnologia, redução nos custos de